Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]
Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]
Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]
Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]
19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]
04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]
15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]
05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]
04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]
22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]
06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]
16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]
13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]
11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]
03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]
02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]
20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]
14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]
01.04.2016 - É tudo verdade! [Leia Mais]
29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]
28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]
11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]
01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]
24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]
Os sinais de que as finanças globais tornaram-se um território fora-da-lei, já claros desde o escândalo Offshore Leaks (leia nosso texto a respeito), cresceram esta semana, com a publicação de uma reveladora reportagem na revista francesa Alternatives Economiques. O jornalista Manuel Domergue revela que não precisou de mais que 13 minutos para abrir uma conta no centro offshore (“paraÃso fiscal”) de Liechtenstein — e, com isso, burlar tanto a legislação fiscal de seu paÃs quanto as normas que regem a circulação de capitais.
Domergue descreve e documenta cada passo de seu procedimento. Uma busca de internet pelas palavras-chave “herança”, “offshore” e “paraÃso fiscal” fez surgirem diversas opções. Uma delas — a que ele escolheu — propunha preencher um formulário online, e prometia resposta breve. Se houvesse disposição de combater as finanças clandestinas, portanto, qualquer autoridade francesa poderia ter seguido o mesmo itinerário de Domergue.
Um dia depois, o jornalista recebeu, por telefone, o chamado de um agente, que ele apelida de “senhor X”. Em apenas 13 minutos, toda a suposta operação foi fechada. Domergue apresentou-se como filho de um executivo de multinacional, cujo pai falecera deixando 1 milhão de dólares depositados na Ilha de Jersey, outra praça offshore. Anunciou que desejava investir o dinheiro em imóveis. Em nenhum momento precisou mencionar que tencionava burlar a legislação fiscal.
O “senhor X” encarregou-se de todas as dicas. “Se você repatriar o dinheiro, será obrigado a pagar obrigações”, começa ele. “Mas se seu projeto é imobiliário, para dizer-lhe honestamente [sic!], é preciso esquecer a França”, porque é muito difÃcil fazer uma compra de vulto sem justificar a origem do dinheiro…
Após breve diálogos, o “senhor X” chega à conclusão de que uma conta secreta no Liechtenstein (identificada apenas por um número) é o melhor caminho, já que a Justiça suÃça, atualmente, “colabora demais” com a França…
Domergue gravou todo o diálogo, disponÃvel em áudio e transcrição no site da Alternatives Economiques. No Brasil, eventuais interessados em repetir seu experimento podem digitar, no Google, as mesmas três palavras-chaves. Encontrarão, entre as centenas de respostas, uma sugestão da revista Exame, da Editora Abril. Ensina o tÃtulo de uma matéria publicada na edição 632 que “a melhor rota” para Miami é pelas Bahamas…
A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.
http://www.outraspalavras.net