Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]
Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]
Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]
Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]
19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]
04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]
15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]
05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]
04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]
22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]
06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]
16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]
13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]
11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]
03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]
02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]
20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]
14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]
01.04.2016 - É tudo verdade! [Leia Mais]
29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]
28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]
11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]
01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]
24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]
Dezenas de milhares de pessoas se reuniram em Londres no último sábado (21.06) sob a bandeira da Assembleia Popular Contra a Austeridade, demandando uma alternativa à s polÃticas que eles declaram terem beneficiado os ricos, arriscando empobrecer milhões e ignorando a verdadeira raiz da crise econômica.
Â
A Assembleia foi formada em 2013 para mobilizar a população e oferecer uma plataforma de visões anti-austeridade que seus membros declaram estar de fora do Parlamento. O ativista anti-guerra Tony Benn disse em entrevista ao Democracy Now!, “você deve avaliar um paÃs segundo a contemplação de suas necessidades, e não apenas se as pessoas estão lucrando.” Â
Â
A marcha de sábado começou em frente à sede da BBC, se manifestando contra o que os organizadores veem como “a falta de cobertura das ações anti-austeridade, tanto regional quanto nacionalmente.” A marcha então continuou até a Praça do Parlamento.
À frente da marcha, Lindsey German, do Parem a Coalizão de Guerra, descreveu porque ela apoia a Assembleia Popular, “um mundo melhor é possÃvel”:
“(...) um governo perverso que piorou a vida das pessoas, é contrário à queles que possuem benefÃcios, está privatizando o NHS (Sistema Nacional de Saúde) e tem gastado com armamento e guerras, não pode clamar que está representando a maioria.
“Nós devemos tomar as ruas para nos opormos a isso e exigir que todos neste paÃs extremamente rico tenham o direito a um salário decente, à moradia, à educação gratuita e à saúde. Um mundo melhor é possÃvel.”
Entre aqueles que discursavam no evento estava o comediante Russel Brand, que disse à multidão, “o poder não está lá (na Casa dos Comuns), ele está aqui, conosco. A revolução de que necessitamos não é feita de ideias radicais, mas de ideias que nós já temos - será uma revolução pacÃfica e cheia de alegria.”
A deputada Caroline Lucas, do Partido Verde, também falou com os manifestantes, “nós estamos aqui mandando uma mensagem importante ao governo, a de que não foram os pobres que causaram a crise econômica. Não foram as pessoas com seguro-desemprego que derrubaram os bancos. Não são as pessoas com deficiência que estão gastando bilhões especulando em mercados de risco. Não são os imigrantes que estão roubando bilhões em bônus. Então é por isso que aqui estamos, para dizer que parem de punir os mais pobres, parem com essa austeridade contraproducente.”
O deputado Jeremy Corbyn declarou durante a manifestação que “tem havido uma campanha na mÃdia que basicamente passa a seguinte ideia: se você é pobre, então a culpa é sua. Se você está requisitando benefÃcios, você não deveria. Se você está usando o NHS excessivamente, então pare… a culpa é toda sua que estejamos passando por uma crise econômica no presente.”
“Há um jogo de culpabilidade ocorrendo que está desenhado para tirar toda a atenção dos sonegadores, dos que especulam sobre as propriedades, dos grandes banqueiros, todos eles que são a causa real do problema, a causa real da crise de moradia.”
*Imagens: Cadi Cliff / Flickr
A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.
http://www.outraspalavras.net