Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]
Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]
Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]
Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]
19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]
04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]
15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]
05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]
04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]
22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]
06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]
16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]
13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]
11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]
03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]
02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]
20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]
14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]
01.04.2016 - É tudo verdade! [Leia Mais]
29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]
28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]
11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]
01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]
24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]
A Campanha TTF Brasil deu inÃcio terça-feira (19/11), em BrasÃlia, à sua III Roda de Diálogo Estratégico, que se estenderá por três dias. O encontro reúne organizações da sociedade civil, acadêmicos, representantes do governo e de agências da ONU para debater a taxação sobre transações financeiras (TTF) como mecanismo inovador de financiamento para a construção da democracia econômica.
A campanha questiona a desregulamentação do sistema financeiro, transformado em instrumento de acumulação de capital e ampliação das desigualdades. Defende a justiça fiscal em prol dos direitos sociais, apontando o caráter regressivo do sistema tributário brasileiro, e propõe que uma parcela do IOF (imposto sobre operações financeiras) seja reservado ao financiamento de projetos inovadores de desenvolvimento social e ambiental.
Articulada com campanhas internacionais pela Taxa Robin Hood, ou Taxa Tobin, como a TTF é conhecida na Europa e Estados Unidos, a Campanha também estuda, nesta III Roda, a proposta de adoção do tributo em âmbitos regionais como o dos BRICS e da Unasul. Defende ainda que a taxa possa ser adotada, em nÃvel internacional, como forma de financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio depois de 2015.
Na Europa, 11 paÃses se comprometeram a adotar uma TTF e estão há mais de um ano debatendo seu formato, sob forte pressão dos paraÃsos fiscais e da City de Londres – por onde passam 60% das movimentações financeiras. Na França, a TTF já foi implementada, sendo 10% de seus recursos direcionados à s agências de cooperação internacional francesas.
A III Roda de Diálogo Estratégico da Campanha TTF Brasil foi organizada por Gestos (HIV e AIDS, Comunicação e Gênero), Outras Palavras Comunicação Compartilhada e Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais), com apoio da OXFAM, Fundação Ford, Fundação Friedrick Ebert (FES) e OSI (Open Society). O encontro reúne as seguintes organizações da sociedade civil: Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), Instituto Justiça Fiscal, DIEESE (Departamento Intersindical de EstatÃstica e Estudos Socioeconômicos), Plataforma pelo Marco Regulatório, Fórum Brasileiro de Economia Solidária, ISA (Instituto Socioambiental), ActionAid, LACCASO Conselho Latino Americano e Caribenho de ONG/AIDS, Observatório Tuberculose Brasil (OTB/ENSP), ANIS (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero), CUT-Brasil, REBRIP (Rede Brasileira pela Integração dos Povos), CNANIS, Conselho Nacional de Saúde, Fórum de ONG Aids de SP, , Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).
A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.
http://www.outraspalavras.net