Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]
Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]
Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]
Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]
19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]
04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]
15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]
05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]
04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]
22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]
06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]
16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]
13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]
11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]
03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]
02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]
20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]
14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]
01.04.2016 - É tudo verdade! [Leia Mais]
29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]
28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]
11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]
01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]
24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]
Uma organização está lançando uma campanha para desafiar a cidade de Londres e seu papel na ajuda à s empresas que não pagam impostos e praticam evasão fiscal em larga escala – informou o jornal inglês The Guardian. O grupo, denominado The Rules (As Regras), é um coletivo global ligado ao movimento Ocuppy e está convocando uma manifestação para a tarde do próximo sábado, dia 16, em frente ao Banco da Inglaterra.
“Mais de um ano depois do fim dos protestos do Occupy em Londres, um novo movimento surgiu para desafiar o consenso econômico global, com foco naquilo que os manifestantes consideram ser um problema que se alastra pelo mundo: o não pagamento de impostos pelas corporações” – diz o Guardian. “A campanha, lançada na segunda-feira (11.03), apresenta um vÃdeo sobre as grandes empresas e cartazes que aparentemente exaltam as virtudes da cidade como local para fazer negócios. O slogan é: 'Visite Londres – a capital mundial dos paraÃsos fiscais.”
Ativistas de vários paÃses do mundo estão recebendo mensagens do The Rules em que o grupo solicita assinatura de uma carta ao primeiro-ministro David Cameron, a ser publicada na grande imprensa inglesa. Diz a mensagem:
“Enquanto o primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, finge adotar polÃticas populares a respeito da sonegação de impostos das corporações, na verdade ele está ativamente ignorando a raiz do problema: a Cidade de Londres. Chegou o momento de expor sua hipocrisia e demandar que Cameron limpe seu quintal. Esta é a razão pela qual estamos nos unindo, no mundo todo, para assinar uma carta aberta que será publicada num grande jornal do Reino Unido, demandando do primeiro ministro que pare de roubar a riqueza do mundo.
Como é que a Cidade de Londres consegue se livrar? (…) Uma das razões é que setores-chave da cidade são isentos das leis de acesso à informação.
Cameron participa de grupos internacionais de alto nÃvel, como o G8. É embaraçoso que esteja se comprometendo a facilitar o não pagamento de impostos pelas corporações de paÃses em desenvolvimento e do Reino Unido, ao mesmo tempo em que mantém Londres velada por segredos.
Essa é a razão pela qual estamos nos unindo à demanda dos cidadãos ingleses, aos quais ele, em última análise, responde. Estamos atacando o coração da corrupção financeira, que causa pobreza e desigualdade mundo afora. Vamos usar nossa voz coletiva para mudar as regras que possibilitam a existência desse sistema.”
Para assinara a carta ao Primeiro Ministro inglês, clique aqui.
A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.
http://www.outraspalavras.net