Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]
Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]
Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]
Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]
19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]
04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]
15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]
05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]
04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]
22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]
06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]
16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]
13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]
11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]
03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]
02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]
20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]
14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]
01.04.2016 - É tudo verdade! [Leia Mais]
29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]
28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]
11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]
01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]
24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]
A 11ª sessão plenária do Leading Group, realizada em fevereiro em Helsinque, Finlândia, reuniu 38 paÃses e 36 organizações para discutir o papel de mecanismos inovadores de financiamento para o desenvolvimento. O ingresso da Rússia e da União Africana demonstra o interesse crescente por essa agenda na comunidade internacional. A reunião marcou o fim da presidência da Finlândia, desde o dia 01 de março sucedida pela Nigéria.
A questão da TTF não estava no programa, mas foi levada a debate. O ministro do desenvolvimento francês, Pascal Canfin, o secretário-geral de Financiamento Inovador da ONU, Douste Blazy, a diretora executiva da Oxfam da Alemanha, Marion Liese, e o representante do Programa Desenvolvimento ONU solicitaram ao lÃder da União Europeia para alocar parte da TTF para desenvolvimentro e mudanças climáticas. Os ministros do desenvolvimento da Alemanha e da Bélgica se disseram de acordo e afirmaram que publicarão uma declaração conjunta pedindo que se reserve uma parte do futuro TTF da Europa para desenvolvimento e mudanças climáticas. A declaração será publicada na França, na Bélgica e na Alemanha ao mesmo tempo.
Prioridade na agenda, uma ação que iniba os fluxos financeiros ilÃcitos, a corrupção e os paraÃsos fiscais foi abordada pelo plenário. Busca-se uma solução para aumentar o respeito das empresas multinacionais pelos padrões internacionais de responsabilidade, transparência e prática de boa governança corporativa. Foi também debatido o financiamento inovador para a agricultura, segurança alimentar e nutrição.
PRÓXIMOS EVENTOS
Espera-se que, no evento paralelo à 68a Assembleia Geral da ONU, a ser organizado pelo Leading Group sob a liderança da França e da Nigéria para elaborar uma resolução dedicada a mecanismos inovadores de financiamento, a TTF e taxas de solidariedade internacional sejam incluidas. A conferência de cúpula em financiamento inovador no continente africano, que a delegação da Guinea organizará na primeira semana de maio, será uma oportunidade de ampliar a advocacy sobre o assunto em paÃses africanos.
Para os ativistas, contudo, o Leading Group não é um espaço de tomadores de decisão, razão pela qual não deve ser foco das atividades de advocacy sobre o TTF. Consideram que o grupo é muito grande, sem um núcleo de tomadores de decisão que possam implementar um novo mecanismo de financiamento. No passado, França e Brasil lideraram a iniciativa de criar uma taxa sobre as passagens aéreas e outras, como a defesa da TTF.
O ministro francês do Desenvolvimento, Pascal Canfin, falou da luta contra os fluxos ilÃcitos de capital e saudou o progresso da UE, que logo implementará lei que obriga a transparência de pagamentos, paÃs a paÃs, projeto por projeto, para todas as empresas extrativistas e florestais. Ele também afirmou que o Leading Group poderia jogar um papel-chave na Inclusão de financiamentos inovadores na agenda pós-2015. Esse assunto foi discutido na reunião de cúpula do Programa de Desenvolvimento da ONU em dezembro do ano passado, em Nova York, e será trazido pela França e a nova presidência da Nigéria em 2013.
Sobre tributos para solidariedade internacional, Canfin informou que a taxa sobre passagens aéreas na França levantou mais de um bilhão de euros desde 2006; falou sobre a evolução positiva da TTF europeia; a alocação da TTF francesa para o desenvolvimento e a necessidade de que o setor de transporte marÃtimo contribua com o financiamento da adaptação à s mudanças climáticas.
A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.
http://www.outraspalavras.net