TTF Brasil - Notícias

Notícias de parceiros

  • Instituto Justiça Fiscal

    Para 79% da população, o Estado tem o dever de reduzir as desigualdades

    Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]

  • Instituto Justiça Fiscal

    A Injustiça Fiscal da Política de Austeridade

    Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]

  • Outras Palavras

    Dowbor: como as corporações cercam a democracia

    Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]

  • Instituto Justiça Fiscal

    Despesas da Copa do Mundo

    Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]

Arquivos de Notícia

Últimas notícias

  • 19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]

  • 04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]

  • 15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]

  • 05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]

  • 04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]

  • 22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]

  • 06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]

  • 16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]

  • 13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]

  • 11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]

  • 03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]

  • 02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]

  • 20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]

  • 14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]

  • 29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]

  • 28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]

  • 11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]

  • 01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]

  • 24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]

Perdão da dívida africana: é para valer?

Observadores avaliam se cancelamento é como dos velhos credores, motivado por razões geoestratégicas e econômicas. Empresas brasileiras que atuam no continente podem manchar imagem do país, dizem. Por Inês Castilho

O Brasil cancelou ou reestruturou cerca de 900 milhões de dólares da dívida de 12 países africanos. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff em 25 de maio, por ocasião das comemorações de meio século da União Africana (UA), na Etiópia, e reflete a relevância cada vez maior das relações com países africanos. O Brasil abriu 19 novas embaixadas na Ãfrica na última década, e nesse período o comércio entre o país e o continente africano quintuplicou, chegando a mais de 26 bilhões de dólares no ano passado.

O principal beneficiário é o Congo-Brazzaville (352 milhões), seguido da Tanzânia (237 milhões) e Zâmbia (113,4 milhões). Os outros países são a República Democrática do Congo, Gabão, Gana, Guiné Bissau, Costa do Marfim, Mauritânia, São Tomé e Príncipe, Senegal e Sudão. Segundo o porta-voz da presidência, Thomas Traumann, quase todas as negociações são de cancelamento das dívidas, e o restante envolve menores taxas e prazos mais longos. Ele afirmou ainda que praticamente todas as dívidas são dos anos 70.

Falando à BBC, Dilma disse que o sentido da negociação é de “mão dupla: beneficia o país africano e beneficia o Brasil”. Sem isso não conseguiria ampliar as relações econômicas com esses países, “tanto do ponto de vista de investimento, de financiar empresas brasileiras nos países africanos, como também de relações comerciais que envolvam maior valor agregado."

Empresas brasileiras investem pesadamente nos setores energético, de mineração e em grandes obras de infraestrutura. O BNDES alocou 682 milhões de dólares em 2012 para empresas brasileiras que operam no continente africano, um aumento de 46% comparado com 2011. A Petrobras investiu centenas de milhões de euros nos setores de carvão, petróleo, gás natural e energia alternativa da Nigéria, e a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, tem investimentos de 7,7 bilhões de dólares em nove países africanos. Projetos de desenvolvimento financiados pelo Brasil incluem uma ferrovia de um bilhão de dólares na Etiópia e uma represa de água potável em Moçambique.

MOTIVAÇÕES

Ao cancelar ou reestruturar a dívida de países africanos, o Brasil estaria ao mesmo tempo tentando melhorar as relações políticas e econômicas com a região e sinalizar sua participação nos esforços para o perdão internacional da dívida. Contudo, a iniciativa suscitou dúvidas, entre elas se haverá condicionantes, tais como compromisso dos devedores de assinar tratados comerciais, ou o comissionamento de novos projetos de infraestrutura com empreiteiras brasileiras.

Para a Eurodad (European Network on Debt and Development), não está claro se o país irá caminhar na mesma direção dos 'velhos” credores, cujo perdão da dívida foi frequentemente vinculado a condicionantes e motivado por razões geoestratégicas e econômicas. O grupo declarou que o Brasil deveria mostrar que sua prática é diferente aderindo aos princípios da resolução de dívida justa e transparente, e recorrendo a soluções orientadas aos interesses do devedor, ao invés das do credor. Deveria também evitar a falta de transparência que muitas vezes atormenta as discussões da dívida. Pesquisa da Eurodad revelou que, entre 2005 e 2009, 85% das dívidas bilaterais canceladas por credores do Ocidente eram resultantes de garantias para créditos de exportação e não de ajuda ao desenvolvimento, embora o cancelamento tenha sido atribuído à ajuda, aumentando o seu valor e falseando os dados.

A crescente ação de empresas brasileiras no continente pode dificultar os bons propósitos brasileiros. Um exemplo ocorreu no mês passado, quando centenas de manifestantes bloquearam o acesso a uma mina de carvão da Vale em Moçambique. O grupo de trabalhadores alegava não ter recebido toda a indenização acordada com a empresa após realocação para início das operações da mina. A Human Rights Watch, ONG que defende os direitos humanos, afirma que eles foram realojados para terras áridas e improdutivas, razão pela qual vêm sofrendo com falta de alimentos. A Vale e o governo de Moçambique prometeram melhorias para os trabalhadores.



Comentar notícia Economia global  Desigualdade  Presidente  África  Economia  Perdão de Dívida  

A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.

http://www.outraspalavras.net