Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]
Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]
Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]
Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]
19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]
04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]
15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]
05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]
04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]
22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]
06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]
16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]
13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]
11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]
03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]
02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]
20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]
14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]
01.04.2016 - É tudo verdade! [Leia Mais]
29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]
28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]
11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]
01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]
24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]
Cerca de duas mil pessoas, usando chapéus de Robin Hood e com bonecos gigantes de banqueiros de Wall Street, marcharam sábado (20 abr) em Washington, capital dos Estados Unidos, para exigir que o presidente Obama e o secretário do Tesouro Jack Lew parem de perseguir a “austeridade” e apoiem um imposto sobre transações financeiras (TTF) em Wall Street, conhecido como “Taxa Robin Hood”. A manifestação foi organizada por National Peoples' Action, National Nurses United, Jobs with Justice, HealthGAP, Friends of Earth, Public Services International e Amalgamated Transit Union. A NOW (National Organization of Women) declarou apoio ao evento.
“Os americanos estão fartos da agenda de austeridade, enquanto as empresas pagam alÃquotas mais baixas do que nunca", disse George Goehl, diretor executivo da National People's Action. "Nós sabemos onde está o dinheiro. Ele não está beneficiando as avós, não está na sala de aula das crianças, não está no bolso das famÃlias da classe trabalhadora. Está em Wall Street, e é hora de o presidente Obama e o secretário Lew apoiarem o cotidiano dos americanos, apoiando a Taxa Robin Hood".
Carregando banners que apontavam o Tesouro como instrumento de grandes bancos, os manifestantes pararam em frente à Casa Branca e ao Departametno de Tesouro. "As pessoas estão sofrendo no mundo. Elas não se preocupam com o teto da dÃvida ou o abismo fiscal ou o déficit orçamentário. Elas se preocupam é com o déficit de emprego, o déficit de cuidados de saúde, o déficit habitacional, o déficit de aposentadoria ", disse Jean Ross, co-presidente da organização de enfermairos National Nurses United.
A marcha de 20 de abril coincidiu com o encontro dos ministros das finanças do G20 em Washington, três dias após a reintrodução do projeto de lei “Inclusive Prosperity Act” (Ato da Prosperidade Inclusiva), apresentada pelo deputado democrata Keith Ellison, de Minnesota. O projeto incorpora os objetivos e princÃpios da campanha pela Taxa Robin Hood.
Ao tributar as transações de Wall Street, os EUA levantariam recursos de centenas de bilhões de dólares anuais, e poderia juntar-se a outros paÃses para ampliar o crescente sistema de TTFs no mundo. Numa época em que os cortes orçamentários levaram ao aumento do número de crianças por sala de aula, a habitação inacessÃvel e cortes de benefÃcios para os idosos, um imposto sobre Wall Street está ganhando popularidade nos Estados Undos. Na União Europeia, 11 paÃses já adotaram um sistema de taxação das transações financeiras, incluindo Alemanha, França e Itália.
www.robinhoodtax.org
A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.
http://www.outraspalavras.net