TTF Brasil - Notícias

Notícias de parceiros

  • Instituto Justiça Fiscal

    Para 79% da população, o Estado tem o dever de reduzir as desigualdades

    Pesquisa da Oxfam Brasil [Leia Mais]

  • Instituto Justiça Fiscal

    A Injustiça Fiscal da Política de Austeridade

    Austeridade é política de corte para satisfazer o mercado financeiro. Entrevista com economista Marcelo Milan. [Leia Mais]

  • Outras Palavras

    Dowbor: como as corporações cercam a democracia

    Como os chacais desafiam o funcionamento das instituições políticas e jurídica em busca de ganhos fartos. [Leia Mais]

  • Instituto Justiça Fiscal

    Despesas da Copa do Mundo

    Ministério Público do Rio Grande do Sul requer que Fifa e Internacional devolvam dinheiro gasto com estruturas temporárias da Cop [Leia Mais]

Arquivos de Notícia

Últimas notícias

  • 19.08.2016 - Gestos promove tuitaço por democracia econômica e em defesa do SUS [Leia Mais]

  • 04.08.2016 - Devo não nego, pago quando puder [Leia Mais]

  • 15.07.2016 - Gestos encaminha pedido de audiência pública para debater TTF no Congresso Nacional [Leia Mais]

  • 05.07.2016 - Projeto Robin Hood quer reduzir desigualdades [Leia Mais]

  • 04.07.2016 - A crise do capitalismo financeiro vai ao cinema [Leia Mais]

  • 22.06.2016 - Mastigando o Economês: Meta Fiscal e Dívida Pública [Leia Mais]

  • 06.06.2016 - Educação Política e Econômica, eis a nossa proposta! [Leia Mais]

  • 16.05.2016 - A Consistência dos Inconsistentes [Leia Mais]

  • 13.05.2016 - Os Panama Papers e a necessidade de monitorar o fluxo de capitais [Leia Mais]

  • 11.05.2016 - Os efeitos positivos dos tributos sobre transações financeiras (TTF) no Brasil [Leia Mais]

  • 03.05.2016 - IOF para compra de moeda estrangeira sobe de 0,38% para 1,10% [Leia Mais]

  • 02.05.2016 - Novo Marco Regulatório das ONGs assinado pela Presidenta Dilma é debatido no Recife [Leia Mais]

  • 20.04.2016 - TIRADENTES, PIONEIRO NA LUTA CONTRA OS IMPOSTOS [Leia Mais]

  • 14.04.2016 - Artigo - IOF: o que é e o que pode ser? [Leia Mais]

  • 29.03.2016 - Combater a sonegação também é fazer justiça fiscal [Leia Mais]

  • 28.03.2016 - Democracia e Direitos para uma Política Madura [Leia Mais]

  • 11.03.2016 - JUSTIÇA FISCAL E O LUCRO DOS BANCOS [Leia Mais]

  • 01.03.2016 - Com animação fica mais fácil de entender [Leia Mais]

  • 24.07.2015 - Terceira Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento Desaponta e perde Ambição [Leia Mais]

Cooperação e direitos humanos na agenda pós-2015

Cortes nos gastos dos países ricos estão prejudicando os direitos humanos em todo o planeta. É preciso criar mecanismos inovadores, tais como reforma tributária, para financiar o desenvolvimento internacional. Por Ana Ines Abel

Cooperação e solidariedade para o desenvolvimento internacional é dever dos Estados, e não questão de boa vontade. O papel que esses valores desempenham no financiamento aos avanços em direção ao desenvolvimento sustentável e à concretização dos direitos humanos para todos deveria receber maior reconhecimento em qualquer perspectiva pós-2015.

A Agenda de Desenvolvimento pós-2015 da ONU não deveria focar meramente na aceleração das Metas de Desenvolvimento do Milênio ou na reinvenção das metas, mas repensar o desenvolvimento e focar nas mudanças estruturais em direção à agenda de um desenvolvimento verdadeiramente transformador para todos.

Essa não é uma tarefa fácil. Não se trata apenas de “o quê”, mas também de “como”. Debates sobre a arquitetura da cooperação internacional e a efetividade da ajuda precisam incorporar a análise que desafia os conceitos tradicionais de desenvolvimento. Isso significa ir além dos estreitos limites técnicos e econômicos reducionistas e responder ao novo contexto de crise sistêmica.

Os governos doadores devem honrar sua obrigação de despender 0,7% do PIB com ODA, mas, paralelamente, novos mecanismos de financiamento do desenvolvimento, tais como reforma tributária, precisam ser colocados em prática.

Arquitetura da cooperação. Os primeiros debates acerca da arquitetura da cooperação internacional e efetividade da ajuda na produção de resultados concretos tiveram início na esfera dos países da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em 2003. A Declaração de Paris que resultou da continuação das conversas em 2005 apresentou uma visão estreita, focada principalmente na ajuda, sem participação de atores da sociedade civil.

Os Foruns de Alto Nível que se seguiram em Accra 2008 [Ghana] e Busan 2011 [Coreia do Sul], sob o guarda-chuva da OECD, viram um crescente aumento na participação de organizações da sociedade civil, incluindo um número significativo de defensores dos direitos das mulheres – o que resultou numa mudança do foco estreito de “efetividade da ajuda” para a mais ambiciosa “efetividade do desenvolvimento”. O último forum, que teve lugar em Busan em novembro de 2011, pavimentou o caminho para essa mudança de paradigma, à medida que países emergentes vêm também mudando a noção de sistema de cooperação internacional “do Norte para o Sul”.

A agenda de desenvolvimento multilateral sob as Metas do Milênio, definida para expirar em 2015, foi altamente criticada por ignorar a natureza estrutural e as causas da pobreza, e ainda porque baixou a guarda aos compromissos acordados internacionalmente para o desenvolvimento dos direitos humanos. À medida em que prosseguem as discussões sobre como dar forma a um quadro de desenvolvimento sustentável pós-2015, torna-se importante refletir sobre que tipo de cooperação é necessária a um paradigma de desenvolvimento inclusivo, sustentável e baseado em direitos.

Mecanismos inovadores de financiamento. Apesar das promessas de ajuda serem de 0,7% do PIB, a queda dos níveis de assistência oficial ao desenvolvimento (ODA) – em grande parte devido à crise financeira e econômica que provocou cortes nos gastos públicos em países-membros da OCDE – estão prejudicando a realização dos direitos humanos em todo o planeta. Para os países que dependem fortemente de ajuda oficial ao desenvolvimento, os cortes poderiam levar a menor investimento em programas de proteção social, saúde e educação.

Os governos doadores devem honrar sua obrigação de despender 0,7% do PIB com ODA, mas, paralelamente, novos mecanismos de financiamento do desenvolvimento, tais como reforma tributária, precisam ser colocados em prática.

A cooperação para o desenvolvimento não pode ser tratada separadamente de outros fluxos financeiros, e isso pode ser entendido como parte do processo de Financiamento para o Desenvolvimento e implementação de Monterrey e Doha. Cooperação Sul-Sul e cooperação triangular também crescem em importância, à medida que economias emergentes tornam-se atores importantes na busca de recursos para financiar o desenvolvimento internacional. Substituir o problemático sistema de ajuda atual por um sistema internacional de solidariedade e cooperação entre os países, com governança apropriada, tornou-se mais importante que nunca, quando se trata de pensar o pós-2015.

Múltipla responsabilidade. Com o cenário da cooperação para o desenvolvimento internacional transformando-se progressivamente de ajuda em eficácia do desenvolvimento, os atores envolvidos na cooperação ao desenvolvimento internacional deixaram de ser aqueles que mantêm uma relação doador-receptor.

O velho princípio de “responsabilidade mútua” da declaração de Paris poderia dar lugar a uma abordagem de “responsabilidade múltipla”, que reconhece e inclui diversos atores do desenvolvimento, tais como organizações da sociedade civil (incluindo organizações feministas e de direitos das mulheres, parlamentares, governos locais e setor privado). Qualquer mecanismo de responsabilidade precisa ser construído sobre mecanismos já existentes de responsabilidade no sistema ONU de direitos, que possibilita a participação de ONGs.

Mudança de paradigma. Mudar o sistema de cooperação para o desenvolvimento e o discurso sobre o desenvolvimento na direção de um paradigma de desenvolvimento inclusivo, sustentável e baseado em direitos implica numa reforma profunda da arquitetura financeira internacional, suas instituições e sua estrutura de governança. As reformas não deveriam ser decididas ou implementadas por um pequeno grupo de países, mas com a participação de diversos atores do desenvolvimento, sob o guarda-chuva institucional da ONU.

Uma abordagem do desenvolvimento baseada nos direitos humanos seria um bom começo. A chave para definir um novo modelo, construído a partir da obrigação de todos os atores do desenvolvimento de respeitar, proteger e realizar direitos humanos para todos.

*Ana Inés Abelenda é membro da equipe do Justiça Econômica e Financiamento para Igualdade de Gênero da Associação para os Direitos das Mulheres no Desenvolvimento (AWID)
Tradução: Inês Castilho



Comentar notícia Objetivos Desenvolvimento do Milênio  Justiça fiscal  Economia global  Desigualdade  

A campanha pelas TTF demanda uma taxa sobre as transações financeiras internacionais – mercados de câmbio, ações e derivativos. Com alíquotas menores que 1%, elas incidirão sobre um volume astronômico de recursos pois esses mercados giram trilhões de dólares por dia.

http://www.outraspalavras.net